NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO.
NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO.
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, conjunto de tecnologias e métodos provenientes da Revolução Informacional, desencadeada entre os anos de 1970 a 1990. As novas tecnologias possibilitam agilizar, digitalizar e veicular em rede o conteúdo comunicacional.
Essas tecnologias formaram a base para o surgimento da “sociedade da informação”. Dentre as tecnologias podemos destacar: câmera de vídeo, webcam, cd e dvd, pendrive, cartões de memória, telefone móvel, TV por assinatura, e-mail, internet, podcasting e o mobile.
São tecnologias associadas à interatividade, e a possibilidade de todos criarem, todos veicularem e todos acessarem. Através da NTIC há a utilização das redes de dados e informação que abrem campo para o envio e recebimento de informações.
O modelo reativo é aquele proposto numa produção unilateral, o interativo permite que todos produzam e interajam. As novas tecnologias encurtam as distâncias geográficas e de alcance de informações entre governos, empresas e pessoas.
Permite uma distribuição instantânea e digital de mensagens pessoal, autoral, comercial e institucional em nível região, nacional e internacional. Permite também o trabalho através de redes. Nesse aspecto qualquer pessoa pode criar e se expressar, formar comunidades e distribuir de forma rápida e praticamente gratuita o seu produto.